O 1º Concurso Internacional Photo Nature 2017 está sendo realizado pela Associação Jauense de Ambiente e Cultura – AJAC no segundo semestre de 2017.

Este concurso tem duas seções: Livre e Natureza

Possui patrocínio da Federation Internationale l’ Art Photographique (FIAP) e Confederação Brasileira de Fotografia (CONFOTO), reconhecimento da Photography Society of America (PSA) and International Association Arts Photographers (IAAP).

As inscrições encerram-se em 24 de novembro de 2017.

75 prêmios

Acesse o regulamento

Inscreva-se em http://photonature.ajac.org.br/?lang=bra


Questões Frequentemente Realizadas

1 – O site do concurso e o seu regulamento contam apenas com versão em língua inglesa?

Não. O sistema de gerenciamento do Photo Nature Internacional e o regulamento do concurso estão traduzidos para o português, basta clicar na bandeira do Brasil no canto superior direito da página principal (http://photonature.ajac.org.br/?lang=bra).

2 – Quais os passos necessários para uma participação efetiva no Photo Nature Internacional?

O processo tem início com a realização do cadastro, continua com o envio das fotos e se efetiva com o pagamento da taxa de inscrição.

3 – Qual o número de fotos com que posso participar no Photo Nature Internacional?

Cada participante tem direito de enviar até 8 fotos (embora possa enviar menos), sendo até 4 fotos para a seção “livre” e até 4 fotos para a seção “natureza”.

4 – Quais as dimensões e o tamanho das fotos para a participação?

As dimensões das fotos devem ter no máximo 3.200 pixels de largura e 2.000 pixels de altura para fotos horizontais. E 2.000 pixels no máximo de altura para fotos verticais. Além disso, os arquivos não devem exceder 4mb.

5 – Nas duas seções serão aceitas fotos coloridas e em “preto e branco”?

Sim. Você pode participar com fotos coloridas e em “preto e branco” nas duas seções, fazendo a combinação que achar melhor.

6 – Qual a diferença básica entre a seção “livre” e a seção “natureza”?

Na seção “livre” são aceitas todas as categorias de fotos, independente de sua temática.

Na seção “natureza” são aceitas apenas fotos que tratem do mundo natural, sem a presença humana ou de suas evidências, representadas por estradas, cercas, ancoradouros, redes elétricas, edificações ou quaisquer outros elementos característicos. Desta forma, também não serão aceitos registros realizados em zoológicos, aquários, fazendas de caça, jardins botânicos, centros de recuperação, criadouros e quaisquer outras localidades onde os animais dependam da ação humana para se alimentar.

7 – As fotos a serem enviadas podem ter sido manipuladas com utilização de software?

Especificamente para as imagens a serem inscritas na seção “natureza”, não é permitido o uso de técnicas que adicionem, removam ou substituam elementos pictóricos, nem tampouco a utilização de montagens – recortes são permitidos.

Com exceção das regras descritas acima, que se aplicam apenas à seção “natureza”, as imagens podem ser alteradas pelo participante.

Lembramos que as imagens não podem ter sido construídas inteiramente com uso de softwares, sendo que todo o trabalho final deve ser entregue em filme fotográfico, em arquivo eletrônico ou em material de impressão fotográfico ou eletrônico, exceto no caso de montagens.

8 – Posso enviar fotos feitas por outras pessoas?

Não. Todas as fotos ou componentes fotográficos utilizados em montagens devem ter sido fotografados pelo participante.

9 – Qual a taxa de inscrição para a participação no Photo Nature Internacional?

A taxa de inscrição para brasileiros é de R$ 30,00, incluindo o direito de participação plena nas seções “livre” e “natureza”. O pagamento pode ser feito por depósito ou transferência bancária, sendo necessário o envio do comprovante para controle, mudança de status e posterior arquivamento.

A taxa de inscrição para os estrangeiros é de € 13.00, incluindo o direito de participação plena nas seções “livre” e “natureza”. O pagamento deve ser feito através do PayPal.

10 – Como posso acompanhar minha participação no concurso?

O sistema de gerenciamento do Photo Nature Internacional (http://photonature.ajac.org.br/?lang=bra) possui a aba “status”, através da qual todos os participantes inscritos podem acompanhar sua situação no concurso (e a dos demais inscritos), incluindo nome, país de origem, fotos enviadas em cada seção e situação do pagamento da inscrição.

11 – Como será feita a escolha dos premiados?

A escolha se dará basicamente através da somatória de pontos atribuídos pelos três jurados. Entretanto, devemos destacar que nenhum participante poderá receber mais que um prêmio em cada seção (“livre” e “natureza”), o que garante a premiação de no mínimo 37 participantes do concurso.

O prêmio de melhor autor ainda pode ser atribuído aos participantes que tenham sido premiados nas duas seções.

12 – Como ficarei sabendo do resultado deste concurso?

A organização enviará para o e-mail de todos os participantes um cartão de notificação com o seu resultado pessoal. Além disso, o resultado final, contendo a listagem completa de aceitações e premiações de todos os participantes será publicado na aba “resultados” do sistema de gerenciamento do Photo Nature Internacional (http://photonature.ajac.org.br/?lang=bra).

Sim. O Photo Nature Internacional apresentará em data oportuna um catálogo em “pdf”, o qual será enviado a todos os participantes que efetivaram sua inscrição. Posteriormente, o catálogo também ficará disponível no site da Associação Jauense de Ambiente e Cultura (http://ajac.org.br)

 

Ainda está com dúvidas?

Escreva para chairman@ajac.org.br