Photo Nature Brasil

Perguntas frequentes realizadas

5º Photo Nature Brasil  está sendo realizado pela Associação Jauense de Ambiente e Cultura – AJAC no primeiro semestre de 2021.

Este concurso fotográfico tem 5 seções: Livre Cor, Livre PB,  Manifestações Culturais, Natureza em Geral e Natureza – Aves ou Insetos

Possui reconhecimento da Confederação Brasileira de Fotografia (CONFOTO).

As inscrições encerram-se em 15 de abril de 2021

Oferecerá 100 prêmios entre medalhas e menções honrosas

15 livros aos melhores autores do certame. Além de certificados para os melhores foto clubes.

Acesse o regulamento

Inscreva-se em https://www.photonaturebrasil.ajac.org.br/

O processo tem início com o acesso ao site, com a realização do cadastro, continua com o envio das fotos e se efetiva com o pagamento da taxa de inscrição

Cada participante tem direito de enviar até 20 fotos (embora possa enviar menos), sendo até 4 fotos para cada seção. 

As dimensões das fotos devem ter no máximo 3.200 pixels de largura e 2.000 pixels de altura para fotos horizontais. E 2.000 pixels no máximo de altura para fotos verticais. Além disso, os arquivos não devem exceder 4mb.

Sim. Você pode participar com fotos coloridas nas seções A: Livre Cor; Seção C: Manifestações Culturais; Seção D: Natureza em Geral; Seção E: Natureza – Aves ou Insetos e em “preto e branco” nas seções de “B” a “E”. 

Na seção “Livre” são aceitas todas as categorias de fotos, independente de sua temática e da localidade onde foram obtidas.

Na seção “Natureza” são aceitas apenas fotos que tratem do mundo natural, sem a presença humana ou de suas evidências, representadas por estradas, cercas, ancoradouros, redes elétricas, edificações ou quaisquer outros elementos característicos. Desta forma, também não serão aceitos registros realizados em zoológicos, aquários, jardins botânicos, parques de aves, centros de recuperação, criadouros e quaisquer outras localidades onde os animais dependam da ação humana para se alimentar.

Fotos realizadas em qualquer localidade, podendo ser: fauna nativa, flora nativa, paisagens naturais, fotografia astronômica, macro fotografia e fotografia subaquática.

E na seção E: natureza – Aves ou Insetos – de qualquer localidade do planeta. 

Ambas as seções com fotos realizadas por brasileiros ou residentes no país. 

Especificamente para as imagens a serem inscritas na seção “Natureza”, não é permitido o uso de técnicas que adicionem, removam ou substituam elementos pictóricos, nem tampouco a utilização de montagens – recortes são permitidos.

Com exceção das regras descritas acima, que se aplicam apenas à seção “Natureza”, as imagens podem ser alteradas pelo participante na seção “Livre”.

Lembramos que as imagens não podem ter sido construídas inteiramente com uso de softwares, sendo que todo o trabalho final deve ser entregue em filme fotográfico, em arquivo eletrônico ou em material de impressão fotográfico ou eletrônico, exceto no caso de montagens.

Não. Todas as fotos ou componentes fotográficos utilizados em montagens devem ter sido fotografados pelo participante.

A taxa de inscrição é de R$ 20,00 no TOTAL, incluindo o direito de participação plena nas seções “Livre” e “Natureza”. O pagamento pode ser feito por depósito ou transferência bancária, sendo necessário o envio do comprovante para controle, mudança de status e posterior arquivamento.

O sistema de gerenciamento do site do Photo Nature Brasil possui a aba “status”, através da qual todos os participantes inscritos podem acompanhar sua situação no concurso (e a dos demais inscritos), incluindo nome, país de origem, número de fotos enviadas em cada seção e situação do pagamento da inscrição.

A escolha se dará basicamente através da somatória de pontos atribuídos pelos três jurados em cada seção. Entretanto, devemos destacar que nenhum participante poderá receber mais que um prêmio em cada seção (“Livre” e “Natureza”), o que garante a premiação de no mínimo 20 participantes do concurso.

 

Pode participar qualquer agremiação fotográfica como: foto clubes, associações fotográficas, sociedades fotográficas, coletivos fotográficos, dentre outras denominações. Os participantes dessas associações devem ao se cadastrar marcar o nome de sua organização. Será levado em conta o número de premiação e de aceitações. Também, teremos a premiação da associação revelação, independente do número de associados inscritos e de premiações e aceitações entre seus membros. Esta premiação de caracteriza pelo incentivo as associações iniciantes, pequenas e que arduamente enfrentam a çuta pela sobrevivência. 

A premiação consiste na entrega de certificados ou outra premiação que couber.

A organização enviará para o e-mail de todos os participantes um cartão de notificação com o seu resultado pessoal. Além disso, o resultado final, contendo a listagem completa de aceitações e premiações de todos os participantes  será publicado na aba “resultados” do sistema de gerenciamento do Photo Nature Brasil.

Sim. O Photo Nature Brasil apresentará em data oportuna um catálogo impresso e em “pdf”, o qual será enviado a todos os participantes que efetivaram sua inscrição. Posteriormente, o catálogo também ficará disponível no site da Associação Jauense de Ambiente e Cultura (http://ajac.org.br)

FREQUENTLY ASKED QUESTIONS