Photo Nature Brasil

 

O 2º Photo Nature Brasil 2018 está sendo realizado pela Associação Jauense de Ambiente e Cultura – AJAC no primeiro semestre de 2018.

Duas seções: Livre e Natureza

Possui reconhecimento da Confederação Brasileira de Fotografia (CONFOTO) e da International Association of Arts Photographers

As inscrições encerram-se em 15 de abril de 2018

Oferecerá 54 prêmios entre medalhas, menções honrosas e prêmios extra aos melhores autores e organizações fotográficas

Acesse o regulamento

Inscreva-se em http://photonaturebrasil.ajac.org.br

 

Questões Frequentemente Realizadas – FAQ

1 – Quais os passos necessários para uma participação efetiva no Photo Nature Brasil?

O processo tem início com o acesso ao site, com a realização do cadastro, continua com o envio das fotos e se efetiva com o pagamento da taxa de inscrição.

2 – Qual o número de fotos com que posso participar no Photo Nature Brasil?

Cada participante tem direito de enviar até 8 fotos (embora possa enviar menos), sendo até 4 fotos para a seção “Livre” e até 4 fotos para a seção “Natureza”.

3 – Quais as dimensões e o tamanho das fotos para a participação?

As dimensões das fotos devem ter no máximo 3.200 pixels de largura e 2.000 pixels de altura para fotos horizontais. E 2.000 pixels no máximo de altura para fotos verticais. Além disso, os arquivos não devem exceder 4mb.

4 – Nas duas seções serão aceitas fotos coloridas e em “preto e branco”?

Sim. Você pode participar com fotos coloridas e em “preto e branco” nas duas seções, fazendo a combinação que achar melhor.

5 – Qual a diferença básica entre a seção “Livre” e a seção “Natureza” no Photo Nature Brasil?

Na seção “Livre” são aceitas todas as categorias de fotos, independente de sua temática e da localidade onde foram obtidas.
Na seção “Natureza” são aceitas apenas fotos que tratem do mundo natural, sem a presença humana ou de suas evidências, representadas por estradas, cercas, ancoradouros, redes elétricas, edificações ou quaisquer outros elementos característicos. Desta forma, também não serão aceitos registros realizados em zoológicos, aquários, jardins botânicos, parques de aves, centros de recuperação, criadouros e quaisquer outras localidades onde os animais dependam exclusivamente da ação humana para se alimentar.

6 – Quais fotos são podem participar na seção “Natureza”?

Apenas fotos realizadas no Brasil, como: fauna nativa, flora nativa, paisagens naturais, fotografia astronômica, macro fotografia e fotografia subaquática.

7 – As fotos a serem enviadas podem ter sido manipuladas com utilização de software?

Especificamente para as imagens a serem inscritas na seção “Natureza”, não é permitido o uso de técnicas que adicionem, removam ou substituam elementos pictóricos, nem tampouco a utilização de montagens – recortes são permitidos.
Com exceção das regras descritas acima, que se aplicam apenas à seção “Natureza”, as imagens podem ser alteradas pelo participante na seção “Livre”.
Lembramos que as imagens não podem ter sido construídas inteiramente com uso de softwares, sendo que todo o trabalho final deve ser feita em filme fotográfico, em arquivo eletrônico ou em material de impressão fotográfico ou eletrônico, exceto no caso de montagens.

8 – Posso enviar fotos feitas por outras pessoas?

Não. Todas as fotos ou componentes fotográficos utilizados em montagens ( seção “Livre”) devem ter sido fotografados pelo participante.

9 – Qual a taxa de inscrição para a participação no Photo Nature Brasil?

A taxa de inscrição é de R$ 20,00 no TOTAL, incluindo o direito de participação plena nas seções “Livre” e “Natureza”. O pagamento pode ser feito por depósito ou transferência bancária, sendo necessário o envio do comprovante para controle, mudança de status e posterior arquivamento.

10 – Como posso acompanhar minha participação no concurso?

O sistema de gerenciamento do site do Photo Nature Brasil possui a aba “Status”, através da qual todos os participantes inscritos podem acompanhar sua situação no concurso (e a dos demais inscritos), incluindo nome, número de fotos enviadas em cada seção e situação do pagamento da inscrição.

11 – Como será feita a escolha dos premiados?

A escolha se dará basicamente através da somatória de pontos atribuídos pelos três jurados em cada seção. Entretanto, devemos destacar que nenhum participante poderá receber mais que um prêmio em cada seção (“Livre” e “Natureza”), o que garante a premiação no mínimo de 18 participantes do concurso.
Os prêmios de melhores autores podem ser atribuídos aos participantes que tenham sido premiados. Esta premiação extra será baseada na pontuação referente a quantidade de premiação, de aceitações ou na pontuação propriamente dita para casos de desempate. Para que o participante esteja apto a concorrer como melhor autor deve participar com 04 fotos no mínimo, independente da seção.

12- Como será feita a premiação das agremiações fotográficas?

Pode participar qualquer agremiação fotográfica como: foto clubes, associações fotográficas, sociedades fotográficas, coletivos fotográficos, dentre outras denominações. Os participantes dessas associações devem ao se cadastrar marcar o nome de sua organização em campo específico. Serão computados o número de premiações, de aceitações e da pontuação de cada participante da organização. Também, teremos a premiação da associação revelação, independente do número de associados inscritos e de premiações e aceitações entre seus membros. Esta premiação caracteriza-se pelo incentivo as associações iniciantes, pequenas e que arduamente enfrentam a luta pela sobrevivência.
A premiação consiste na entrega de certificados ou outra premiação que couber.

13 – Como ficarei sabendo do resultado deste concurso?

A organização enviará para o e-mail de todos os participantes um cartão de notificação com o seu resultado pessoal. Além disso, o resultado final, contendo a listagem completa de aceitações e premiações de todos os participantes  será publicado na aba “Resultados” do sistema de gerenciamento do Photo Nature Brasil.

14 – O Photo Nature Brasil terá um catálogo?

Sim. O Photo Nature Brasil apresentará em data oportuna um catálogo em “pdf”, o qual será enviado a todos os participantes que efetivaram sua inscrição. Posteriormente, o catálogo também ficará disponível no site da Associação Jauense de Ambiente e Cultura (http://ajac.org.br)

Ainda está com dúvidas?
Escreva para chairman@ajac.org.br